segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ginástica Rítmica ou GRD



" A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, em um ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Por essa reunião de característica, é chamada de esporte-arte. " 


                                       


A fita é o meu favorito, entre os outros aparatos da ginástica rítmica, é o mais bonito na minha opnião hahaha ... então segue alguns movimentos e como fazer sua propria fita o/
Rhythmic Gymnastics Ribbon.PNGFita - É considerado o aparelho mais plástico da ginástica rítmica e composto por duas partes: o estilete, uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir 0.5 cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento. Sua forma pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas; a fita é de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35 mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento para ginastas de nível adulto. Longa, pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens e formatos de todo o tipo. Serpentinas, espirais e arremessos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade. O elemento corporal da fita são os pivotes.

Obs.: Uma fita de cetim de, pelo menos, 6 metros é anexado a uma vara de madeira ou fibra de vidro e é manipulado para fazer figuras no ar.


* Como fazer sua fita *

Material:
 - 1 bastão de madeira, 30cm de comprimento e 1mm de diâmetro, com um pequeno furo na ponta. Você pode pedir a qualquer marceneiro.
- 1 peça de fita de cetim 10m na cor de sua escolha. Dá para fazer duas fitas.
- 1 rolo de fita isolante ou fita durex na cor de sua fita.
- 2 chaveiros.
- Agulha e linha.

Como fazer_
1 - Cubra o bastão de madeira com a fita isolante ou com o durex.
Lembre-se de furar o durex ou a fita isolante, depois de cobrir o bastão, nos locais onde há os furos no próprio bastão.




2- Retire a argola de um dos chaveiros e conecte à correntinha do outro chaveiro, deixando-o como mostra a figura.







3- Conecte o chaveiro ao bastão, usando uma das argolas, deixando a outra livre. É nesta outra que você colocará a fita.








4- Corte a fita no meio, pois você só utilizará cinco metros da fita.
Marque um metro da fita com a caneta, passe pela argola livre, até o limite da marca. Lembre-se de deixar pelo lado de fora a parte brilhosa da fita.









5 - Passe as pontas da fita na chama de uma vela, para queimar de leve as pontas e evitar que a fita desfie. 

6-  Costure todo esse primeiro metro da fita. Isso dará mais estabilidade à fita, fazendo com que os desenhos fiquem mais marcados e definidos. Você pode costurar a mão, se não tiver uma máquina de costura. Use uma linha do tom mais próximo possível da fita, para não destacar. Prenda os lados da fita, em todo o primeiro metro. Essa parte ficará com 50cm ao final.
E pronto o/ 


São incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente. Destacando que enquanto o aparelho estiver no alto após o lançamento a ginasta tem de dar saltos e piruetas ao algo do tipo.

As ginastas rítmicas dançam em um espaço de 15 metros quadrados, mantendo os seus aparelhos dentro deste espaço em todos os momentos.




 


- Bianca Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário